Categories: TodasVeículos

Aprenda a como aumentar o lucro com sua frota

A compra de veículos para transporte de carga tem sido muito incentivada pelo governo federal, e isso aumentou drasticamente a oferta de caminhões nos últimos anos, criando um novo cenário no mercado de transporte, o qual muitas empresas precisam se adaptar à nova realidade, para manter-se competitiva no mercado.

Atualmente, com os aumentos de preço de combustível, e consequentemente de todos os custos agregados para manter um veículo rondando como pneus, manutenção, peças, salário de motorista, pedágios, documentos e etc, e ainda, aumento das taxas de juros para o financiamento, aumentando o valor das parcelas, fica cada vez mais difícil controlar os custos, para apurar os resultados ao final de cada mês.

Manutenções preventivas podem ser uma ótima saída para diminuir o risco de gastos extras, e imprevistos, que mesmo assim podem ocorrer sem aviso prévio, ou ainda, um acerto com um motorista, hora extra, tempo parado do veículo aguardando liberações e/ou vistorias, tudo isso deve ser levado em consideração para uma boa apuração de custos ao final de um mês.

Nunca deve-se esquecer de nenhum tipo de gasto na hora de efetuar um balanço, até a depreciação do veículo deve ser levada em consideração, o almoço do motorista, o remendo de pneu, a média de consumo, manutenções, seguros, pedágios, rodagem sem carga, documentos, e qualquer outro gasto que venha agregar custo à operação.

Por isso, para uma boa gestão de uma frota de veículos é indispensável o uso de um sistema de informação, que controle informações simples como entradas e saídas, viagens, acerto de viagem, jornada de trabalho, controle de consumo e manutenções preventivas, vencimentos de apólices de seguro, documentos do veículo, do motorista. mas que além disso, dê também uma visão mais estratégica e inteligente, e ajude o proprietário a enxergar pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença, como por exemplo, alertar o sobre o aumento do consumo através de cálculos de média, uma vez que o aumento no consumo pode ser sinal de que algo precise de manutenção.

Saber a hora de fazer um rodízio nos pneus, trocar óleo lubrificante, saber média de preços de serviços mecânicos, tudo isso pode reduzir o custo, e a médio prazo trazer resultados satisfatórios.

No concorrido mercado de transporte, onde a margem de lucro é cada vez menor, uma boa e informatizada gestão de frota pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Everaldo Gusmão

Recent Posts

Entenda Como é Simples Fazer um Pagamento Eletrônico de Frete (PEF) e gere o CIOT de forma simples

O pagamento eletrônico de frete é uma forma de pagamento para transportadores autônomos que por…

3 anos ago

6 Dicas Para a Emissão Correta da Nota Fiscal de Importação e Exportação

Primeiro vou te contar o que é a Nota Fiscal de Importação. Ao comprar um…

3 anos ago

Descubra o melhor benefício na hora de emitir o MIC Eletrônico Siscomex

Criado a partir de um acordo internacional, o MIC-DTA (Manifesto Internacional de Carga - Declaração…

3 anos ago

O que fazer para deixar de perder dinheiro no transporte de cargas projeto

Comece com o levantamento preciso de todas as informações sobre a carga a ser transportada,…

3 anos ago

Profissionais do transporte são incluídos no grupo prioritário da vacinação contra a gripe

Atendendo a um pedido da CNT (Confederação Nacional do Transporte), o Ministério da Saúde incluiu…

3 anos ago

Emitir uma AET poderia ser muito simples

Emitir uma AET poderia ser muito simples, mas por que será que os DERs complicam…

3 anos ago