O que você precisa saber sobre o MDF-E 3.0

O que é MDF-E?

MDF-E é o manifesto de documentos fiscais eletrônico, seu principal propósito é centralizar e resumir as principais informações sobre a carga e o veículo que irá realizar o transporte, facilitando o processo de fiscalização e consequentemente diminuindo o tempo de parada dos veículos.

Quem deve emitir o MDF-E?

Empresas que realizam o transporte de cargas, interestadual e intermunicipal, tanto para cargas próprias ou cargas de terceiros, lembrando que o não cumprimento dessa obrigação pode gerar multa e também retenção do veículo.

Principais mudanças do MDF-e 3.0.

O uso do MDF-e 3.0 é obrigatório a partir do dia 02 de Outubro de 2017, e as principais mudanças estão relacionadas a:

Seguro da carga será necessário informar os dados do responsável pelo seguro da carga e também o número da averbação do seguro da carga, sendo essa informação obrigatória para quando o transporte não for de carga própria. Caso exista uma falha de comunicação entre a seguradora e o transportador, será permitido que seja informado o número da averbação 9999, esse procedimento está previsto na nota técnica 2017/002.

Tipo de Transportador poderá ser informado no MDF-E o tipo do transportador responsável pelo transporte, podendo ser ETC – Empresa de Transporte de Cargas, TAC – Transportador Autônomo de Carga, CTC – Cooperativa de Transporte de Cargas.

Informações para ANTT:

  • Número RNTRC do veículo que realizara o transporte.
  • CIOT (Código identificador de Operação de Transporte).
  • Dados das responsáveis pela geração do CIOT (Transportador ou Embarcador).
  • Vales pedágios e códigos de lacres.

Todas nossas ferramentas já estão aptas para atender a essa mudança, entre em contato conosco e receba um vídeo de como emitir o MDF-E em nossas ferramentas.

 

SmartGT

Sistema de Gestão para Transportadoras de Cargas Rodoviárias Nacional e Internacional

TUTTO digital

Emissor Online de Documentos Fiscais Eletrônico - CT-e, MDF-e, NF-e, DF-e, SPED Contábil e Fiscal.