Pesquisa aponta que 61% dos consumidores afirmam que bom atendimento é o mais importante

Como já sabemos, um bom atendimento gera uma experiência exclusiva no cliente e através dessa experiência que será lembrado e consequentemente a sua transportadora.

Uma pesquisa realizada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios mostrou que 61% dos consumidores afirmam que ser bem atendido é mais importante do que o preço.

Como um bom atendimento, o atendimento sem toda essa felicidade, ou seja, uma experiência negativa é o suficiente para que o seu cliente abandone você e busque outra transportadora.

Vamos ver a seguir algumas dicas para que seja oferecido um melhor, ou um excelente atendimento ao seu cliente e evitar que ele fuja para a concorrência.

O verdadeiro chefe

 “Existe apenas um chefe, o cliente. E ele pode demitir todos na empresa, desde o presidente, simplesmente gastando o dinheiro em outro lugar”.

Fundador do Wal-Mart, Sam Walton, sabia muito bem do que estava falando quando disse essa frase acima. E você, concorda com ele?

O cliente é a razão da existência de uma empresa. Se você não tem clientes, não tem faturamento, não tem lucro, não tem empresa…

Por isso, a importância em valorizar os clientes que já temos e entender exatamente o que eles esperam de nós quando contratam nossos serviços, quando nos pedem alguma informação.

A maioria das transportadoras hoje reclamam da concorrência desleal no transporte. Dizem que perdem muitos clientes por causa de preço e não é só com transportadoras, e sim como diversos, se não todos os comércios existentes atualmente. No entanto as pesquisas comprovam que os consumidores se preocupam mais em ser bem atendidos do que com o preço ou a qualidade do produto ou serviço que é oferecido. E através deste dado, podemos obter uma reflexão muito importante: será que aquele seu cliente foi pra concorrência realmente por causa de preço?

“Mas minha transportadora tem um ótimo prazo de entrega e um bom preço. Por que estou perdendo meus clientes?”. Eu te respondo com outras perguntas: Será mesmo que o cliente está preocupado só com o preço e o prazo de entrega? Será que ele está se sentindo realmente bem atendido? Qual é a experiência que você está gerando no seu cliente?

Bom atendimento é a chave!

Em um mercado onde todas as empresas fazem um serviço muito parecido (transportar cargas), como você pode mostrar para o seu cliente que a sua transportadora é diferente? É através do atendimento! Um bom atendimento torna a sua transportadora única.

Se o seu cliente é bem atendido, ele não vai arriscar trocar o seu serviço por uma transportadora aventureira que cobra R$100,00 a menos.

Ótimo, já sabemos que o cliente quer ser bem atendido. Mas, o que ele considera como um bom atendimento? O que ele realmente espera da sua empresa?

Finalmente, descubra o que faz o cliente continuar com você!

Um dos maiores problemas dos profissionais que contratam transportadoras é a falta de informação.

Vamos tentar nos colocar no lugar do cliente por um minuto. Imagine que você trabalha em uma indústria e precisa que o seu produto chegue até o cliente final. O faturamento da sua empresa depende disso. Então, você contrata uma transportadora.

O cliente que comprou o produto ou contratou o serviço vai te cobrar: “E aí, quando chega meu produto? Por que a entrega atrasou?”. Com toda essa pressão, o que o embarcador mais precisa é de informação. Ele quer saber onde está a mercadoria, se houve algum problema no caminho, qual é a previsão da entrega. Mas ele não pode esperar. Ele precisa saber de tudo o que está acontecendo rapidamente, na hora, para que ele possa repassar as informações para o cliente dele.

Para as transportadoras, manter seu cliente informado e com rapidez, sem depender do telefone, gera muito valor ao seu serviço. Afinal, levar a carga da origem até o destino qualquer transportadora consegue fazer, é o mínimo.

Agora, analise e faça uma crítica construtiva sobre a sua empresa: Qual é o seu diferencial? Você realmente está oferendo o melhor atendendo ao seu cliente?

Como passar informação rápida para seu cliente, em poucos segundos, e sem ligações telefônicas?

Bom, então já sabemos que o cliente quer informação rápida. Mas, como fazer isso na prática, sem precisar ficar o dia todo no telefone?

Para isso, é preciso simplificar alguns processos. Sabemos que no dia a dia é difícil conseguir enviar todos os CT-es, ocorrências e posicionamento de entrega para todos os clientes, um por um. Por isso, o ideal é automatizar esse envio com o EDI (Troca Eletrônica de Dados).

Por meio do EDI é possível transmitir qualquer tipo de arquivo eletrônico (notas fiscais, conhecimentos de transporte, manifesto de carga, ocorrências de entrega, documentos de texto, faturas, entre outros) sem necessidade de digitação, substituindo e-mails, correio, fax, etc.

O EDI já não é uma novidade para a maioria das transportadoras que se preocupam em melhorar a qualidade do atendimento ao seu cliente.

São diversos os benefícios que o EDI traz, tanto para os seus clientes quanto para a sua transportadora:

  • É possível manter o cliente informado sobre a situação das entregas compartilhando automaticamente (de um sistema para o outro) e em tempo real as ocorrências de transporte;
  • A transportadora recebe muito mais rapidamente as Notas Fiscais que serão transportadas;
  • Evita erros de digitação e perda de tempo, pois as informações são enviadas eletronicamente para seus clientes sem que você precise digitar nada manualmente;
  • Evita erros nas entregas e insatisfação por parte dos clientes.

Para simplificar a sua transportadora e aproveitar todos esses benefícios é necessário ter um TMS (Sistema de Gerenciamento de Transporte) moderno, com tecnologia de ponta, um sistema atualizado e que disponibilize essa troca de informações automaticamente. Conheça o nosso TMS SmartGT, pois é a solução que revolucionará a sua empresa.

SmartGT

Sistema de Gestão para Transportadoras de Cargas Rodoviárias Nacional e Internacional

TUTTO digital

Emissor Online de Documentos Fiscais Eletrônico - CT-e, MDF-e, NF-e, DF-e, SPED Contábil e Fiscal.