Descubra o melhor benefício na hora de emitir o MIC Eletrônico Siscomex


Criado a partir de um acordo internacional, o MIC-DTA (Manifesto Internacional de Carga – Declaração de Trânsito Aduaneira) tem como o intuito de amparar as cargas em trânsito aduaneiro de entrada ou de passagem.

Suas conformidades estão estabelecidas conforme o Decreto 99.704 de 1990 e especificado na legislação IN DpRF nº 56, de 1991; IN DpRF nº 12, de 1992; IN SRF nº 60, de 1996; NE CIEF/CCA nº 1, de 1991; NE COTEC/COANA nº 19, de 1993; AD CIEF/CCA nº 292, de 1991; AD CIEF/CCA nº 293, de 1991

De entrada, refere-se a carga que está sendo transportada de um país que faz parte do Mercosul para o Brasil. 

De passagem, seria uma carga vinda do exterior, passando pelo Brasil com destino ao exterior, desde que este seja conveniado. 

A importância deste documento é muito grande, por isso vou te falar agora sobre certos detalhes que não podem ser esquecidos e em seguida te conto sobre o melhor benefício.

Então se você quer saber mais sobre:

  • Principais Cuidados ao Preencher o MIC-DTA
  • O que é o Manifesto Internacional de Carga?
  • Para que serve o MIC/DTA?

Fique com a gente até o final. 

Principais Cuidados ao Preencher o MIC-DTA

De acordo com suas instruções normativas fica bem claro que o documento não pode conter nenhuma rasura, pode ser preenchido em português ou espanhol e principalmente estar bem legível. 

Já no rodapé do formulário, todas as vias do MIC/DTA devem ter sua identificação impressa.

Conjunto de Vias Originais: 

  • 1ª via – Alfândega de partida
  • 2ª via – Alfândega de saída no país de partida
  • 3ª via – Alfândega de entrada no país de destino
  • 4ª via – Alfândega de destino
  • 5ª via – Transportadora conjunto de cópias (tantas quantas necessárias)

Quanto à sua emissão, nem é necessário abordar aqui que deve estar amplamente de acordo com as normas estabelecidas, certo? Pois, imagine o tamanho do prejuízo que a empresa pode ter por falta de atenção.

Neste caso, é sempre bom poder contar com a ajuda de um bom software para auxiliar e facilitar o preenchimento do documento. 

Os cuidados ao preencher o MIC/DTA, dentre eles, podemos citar a obrigatoriedade de apresentação na alfândega ou aduana de partida em cinco vias originais e cinco cópias quando o destino for país limítrofe.

A entrada e saída de mercadorias de um país é controlada por uma repartição do governo chamada aduana ou alfândega, tudo bem? Caso você leia estes termos por aqui, já saberá que se trata da mesma coisa. 

Quando há a necessidade de apresentar dez cópias das vias originais, o motivo é porque ocorre trânsito aduaneiro para terceiro país, ou seja, a carga irá atravessar uma determinada nação para chegar em outra. 

O trânsito aduaneiro, em acordo com o artigo trezentos e quinze (315) do regulamento, permite o transporte de mercadorias, sob o controle aduaneiro, ir de um ponto a outro do território sem precisar pagar tributos. 

No geral, então, com relação à emissão de cópias, podem e devem ser emitidas quantas forem necessárias, contendo também as rotas a serem percorridas, prazo para a entrega, o local aduaneiro de destino, etc.

Aqui na Transpnet, nos preocupamos com você, por isso, ao realizarmos uma análise sobre as normas do manifesto internacional de carga, observamos que fica evidente a ênfase dada à clareza das informações que devem conter e principalmente ao cuidado que se deve ter para não amassar, rasurar ou rasgar o documento. 

Preste muita atenção nisso!

Saiba mais em: Entenda a importância do MIC, DTA e CTRC

O que é o Manifesto Internacional de Carga?

Acredito que você tenha notado que desde o início nós estamos conversando sobre o manifesto internacional de carga e a declaração de trânsito aduaneiro. Entretanto, saiba que o DTA é um agregado do MIC, ou seja, se uma carga for transportada para um país somente com o MIC que deve ser mostrado na aduana de origem e quando a mercadoria chega ao destino, em outro país, automaticamente ela é tratada como nacional. 

Cruzando a fronteira, a mercadoria é automaticamente nacionalizada. Sendo assim, em caso de haver algum problema serão aplicadas as leis do país em que se situa. 

Então, descubra agora…

Para que serve o MIC/DTA?

Havendo uma combinação entre o Manifesto Internacional de Carga e a Declaração de Trânsito Aduaneiro, neste caso, a mercadoria, ao ultrapassar a fronteira, independente do que aconteça, ela continua com a sua nacionalidade original.

Entendeu?

Que bom!

Pois agora é o momento de revelar o melhor benefício na hora de emitir o MIC/DTA.

Lembrando que falamos aqui sobre a importância de preencher todo o documento de forma clara e evitar quaisquer danos ao documento. Sim, este é o maior benefício que você terá ao realizar os procedimentos de forma correta.

Realizando assim, o preenchimento do manifesto internacional de carga, você economiza algumas centenas de reais e garante a segurança de toda a operação de transporte de carga.

Nós da Transpnet, sabemos como é a correria do dia a dia de uma empresa que precisa emitir esses documentos, por isso fazemos questão de lhe passar estas dicas principalmente porque na própria legislação é mencionada repetidas vezes essa questão sobre o cuidado que se deve ter.

E por que não repassarmos isso para você?

Informamos também que ao clicar neste link, você será automaticamente redirecionado para um de nossos consultores para tirar dúvidas de como estes documentos podem ser preenchidos de forma rápida e sem erros.

Para você entender melhor a real diferença, preparamos ótimos artigos para tirar as suas dúvidas, confira:

Saiba mais sobre CIOT e IPEF

Como usar o Efrete para gerar CIOT e PEF no pagamento de frete

SmartGT

Sistema de Gestão para Transportadoras de Cargas Rodoviárias Nacional e Internacional

TUTTO digital

Emissor Online de Documentos Fiscais Eletrônico - CT-e, MDF-e, NF-e, DF-e, SPED Contábil e Fiscal.