Entenda Como é Simples Fazer um Pagamento Eletrônico de Frete (PEF) e gere o CIOT de forma simples

O pagamento eletrônico de frete é uma forma de pagamento para transportadores autônomos que por medidas de segurança e implementação tecnológica veio a substituir a carta-frete.

Atualmente já se faz, por obrigatoriedade, para TAC e TAC-agregado.

Entenda que todo o trâmite a ser feito fica por conta do contratante ou subcontratante através de uma IPEF (Instituição de Pagamento Eletrônico de frete) como por exemplo: Repom, Pamcard, CIOTpag, etc.

Para realizar o pagamento eletrônico de frete, há a necessidade da sua empresa possuir um software que possui uma série de benefícios para quem desejar emitir documentos fiscais eletrônicos de forma segura e rápida.

Saiba mais sobre o Emissor de Documentos Fiscais Eletrônico

Sendo feito via PEF, o pagamento pode ocorrer de duas formas, que você já irá saber. Antes preciso lhe informar, resumidamente, o que é CIOT.

Após realizado o pagamento, é gerado automaticamente um Código Identificador da Operação de Transportes (CIOT), que em caso de fiscalização deve ser apresentado junto com a PEF, caso não seja, podem ser geradas multas por descumprimento do CIOT.

Exatamente aqui, você agora irá saber sobre:

  • Os Benefícios do PEF
  • O que é CIOT
  • Como Consultar o CIOT

Quais são os benefícios do Pagamento Eletrônico de Frete

Para saber o que é o pagamento eletrônico de frete, primeiro você precisa saber que ele veio para substituir a carta frete que anteriormente era uma forma de pagamento ao transportador autônomo de carga (TAC).

E que somente poderia ser trocada em “empresas terceirizadas não oficiais”, em muitos casos por um percentual menor ou através da obrigatoriedade de realizar gastos mínimos no local.

Sendo assim, a grande importância, além dos benefícios do pagamento eletrônico de frete de forma rápida, foi a regulamentação do setor, evitar a sonegação de impostos e principalmente legalizar os motoristas autônomos.

Então agora vou lhe falar como efetuar o pagamento eletrônico de frete.

De forma simples, através de uma IPEF (instituição de pagamento eletrônico de frete) desde que homologada pela ANTT. Clique aqui e confira a lista das IPEF’s autorizadas.

Ao Realizar o PEF, você pode optar por duas formas de pagamento:

  • Transferência bancária
  • Cartão de débito fornecido ao contratado que pode sacar o valor em caixas eletrônicos.

Oficialmente então, através do artigo 5º-A da Lei nº11442, de 2007, informa que o pagamento deve ser feito por meio de crédito em conta depósito mantida por instituição bancária ou por outro meio de pagamento regulamentado pela ANTT.

O PEF é feito a partir da contratação de frete de serviços de transporte como TAC, TAC agregado. Quanto ao CTC e ETC ainda não é obrigatório, pois por conta da pandemia a ANTT estendeu o prazo.

TAC: Transporte Autônomo de Cargas.

TAC: Transporte Autônomo de Cargas, agregado.

CTC: Cooperativa de Transportadores de Carga.

ETC: Empresa de Transporte de carga.

Esta última com até três veículos.

Como prometido no início, você acaba de descobrir as duas formas de pagamento eletrônico de frete, o depósito em conta e via cartão de débito.

Entretanto há ainda um detalhe que deve constar no documento fiscal, após o pagamento ser realizado para garantir e dar mais segurança na negociação, que é o CIOT.

O PEF possui todas as informações da negociação, registradas. O que torna muito menor a possibilidade de ocorrer erros e fraudes que possam vir a comprometer a negociação entre contratado e contratante.

Nesta condição, o contratado recebe cem por cento do valor negociado sem ter a necessidade de procurar “empresas terceirizadas não oficiais” para realizar a troca, como era feito na época da carta de frete e assim, não perde porcentagem alguma. 

Por isso, este é o momento de você entender…

O que é o Código Identificador da Operação de Transporte (CIOT)

É uma sequência numérica gerada no sistema eletrônico da ANTT pelo contratante do serviço de transporte rodoviário de cargas por meio de uma IPEF habilitada pela ANTT.          

Para você saber quais são as informações necessárias para gerar o CIOT, você pode clicar no link abaixo, onde terá acesso as repostas exatas extraídas diretamente da fonte original.

Quais as informações são necessárias para gerar o CIOT

Sendo obrigatório nas operações comerciais de transportes terrestres o CIOT é regulamentado pela Resolução ANTT 5.862/2019.

O CIOT é como uma digital, ou seja, deve ser exclusivo de uma única contratação, mesmo que o motorista, agregado ou não, seja novamente solicitado para realizar um novo transporte de algum tipo de carga, deve-se gerar um outro código.

E como faço para consultar o CIOT?

Para saber se o CIOT é valido ou até mesmo validar se necessário, deve-se acessar a página de consulta pública da ANTT ou também através das IPEF’s, basta apenas inserir as informações necessárias no sistema.

Como citado anteriormente, dei como exemplo a Repom, Ciotpag, Pamcard, etc., mas, como fazer todo o procedimento para realizar o pagamento eletrônico de frete diretamente à estas instituições?

Pense comigo: você ao contratar um TAC, será necessário um sistema para que as informações sejam inseridas, como nome do motorista, CPF, dados do veículo, etc.

Principalmente neste momento, a sua empresa que normalmente possui a necessidade de realizar vários cadastros desse tipo no dia, com certeza precisa trabalhar de forma ágil e organizada.

Possuindo um software que possua integração com as principais administradoras de pagamento eletrônico de fretes, gestão segura e ágil do faturamento de forma parametrizável e automática.

Apuração de custos e rentabilidade das operações, etc. O que quero, é lhe mostrar o quanto é importante possuir um sistema completo onde você pode reunir tudo em um só, sem precisar ficar abrindo várias telas no computador.

O que leva a um gasto de tempo maior na operação e pode resultar em um orçamento maior para a sua empresa.

Possuindo a necessidade de obter um software deste porte, é muito importante que você clique neste link.

Assim, você será redirecionado automaticamente para a nossa página, onde terão as melhores informações sobre o sistema, e entenderá o quanto ele irá atender as suas necessidades.

Lhe auxiliando com os sistemas:

  • TMS Brasil
  • TMS Internacional
  • Financeiro
  • Fiscal
  • Contábil
  • Frota
  • Comercial
  • Compras
  • Integração EDI e Averbação

Ou se preferir, aqui lhe oferecemos a opção de falar diretamente com um de nossos especialistas.

Saiba mais conversando com nossa equipe especializada clicando aqui!

SmartGT

Sistema de Gestão para Transportadoras de Cargas Rodoviárias Nacional e Internacional

TUTTO digital

Emissor Online de Documentos Fiscais Eletrônico - CT-e, MDF-e, NF-e, DF-e, SPED Contábil e Fiscal.